05 janeiro 2012

Consciencialização Ambiental

A Valorlis faz a recolha seletiva, triagem, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos dos 6 concelhos que compõem a Alta Estremadura: Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.
Numa visita à Valorlis, fiquei surpreendida com a quantidade de lixo que todos nós produzimos. É deveras urgente mudar mentalidades, consciencializar as pessoas para os seus atos, sensibilizar para o meio ambiente e para a sua preservação... Deixo-vos com algumas fotos...

Este é o pavilhão onde se faz a triagem dos plásticos e metais, ou seja, o correspondente ao ecoponto amarelo. Isto resulta do descarregamento dos ecopontos e já se sente um cheiro ligeiramente desagradável.

Os metais são compactados em pilhas com estas dimensões e seguem para unidades de reciclagem.

O procedimento é igual para os plásticos. Começam por ser separados (manualmente) por categorias e depois são compactados. Tal como acontece com os metais e ao contrário do que eu pensava, a Valorlis não procede à sua reciclagem ou valorização, apenas à sua triagem e encaminhamento.


NOTA: Não devemos lavar quaisquer embalagens de plástico ou de metal (leite, iogurtes, latas, etc.) porque não é necessário. Estes processos já estão incluídos na triagem e são realizados pelos funcionários. Fazendo-o, estamos a repetir o processo e a desperdiçar um recurso finito, a água potável. Além disso, antigamente não se aproveitavam alguns plásticos, com gorduras por exemplo, e hoje já podemos reciclar todos os plásticos e metais que produzimos em casa. Papel/cartão com gorduras continua a não se poder reciclar.


Isto é um aterro já encerrado, o segundo penso eu. Por baixo desta paisagem discreta encontram-se toneladas mas poucos anos de lixo doméstico. Veem-se uns pneus com um tubo que constituem um sistema de aproveitamento de biogás (um gás produzido pela atividade das bactérias que decompõem a matéria orgânica) utilizado para produção de energia elétrica. À medida que esta matéria vai sendo degradada, o volume do monte vai diminuindo.

As instalações da Valorlis atualmente contam com 4 aterros, sendo este o quarto e o último a ser construído.

Nesta zona veem-se talvez milhares de gaivotas que vêm das praias alimentar-se aqui.

O terceiro aterro está numa fase de encerramento e o quarto (na foto) já começou a ser utilizado. Na ocupação do espaço vão-se formando "andares" que posteriormente são cobertos por terra por questões de higiene e de saúde pública. O cheiro aqui, e apesar de nos encontrarmos ao ar livre, é nauseabundo e intolerável (atenção que ninguém contacta diretamente com este lixo).

Nas imagens saltam-nos à vista milhares de plásticos. A verdade é que é dentro deles que colocamos o nosso verdadeiro lixo, mas quantos não estarão lá indevidamente?



Qualquer pessoa pode marcar uma visita e constatar o horrível e mal-cheiroso cenário que é um aterro. Apesar disso, aconselho seriamente que o façam e passem a palavra para uma melhor racionalização dos nossos hábitos e uma maior preocupação com o planeta a que erradamente chamamos "nosso". Se vos passei uma má imagem não era de todo a minha intenção, mas de facto não há como fugir dela. Lembremo-nos que somos todos nós os responsáveis, por isso, use e abuse da política dos 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar!

1 comentário:

  1. Há uns anos fiz uma visita com os alunos e fiquei impressionada. Sei que também recolhem móveis e outros trastes de que as pessoas se desfazem. Que lhes farão? Eu teria uma ideizita!!!
    Beijinhos, linda!!!

    ResponderEliminar